sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Amizade e Despedida

Agora é com imensurável honra que me dirijo á vocês, meus amigos, amados companheiros. Apesar da responsabilidade que essa fala exige, assumi com grande satisfação, pois grande é a satisfação de falar sobre vocês.
Compreendo que a maioria das pessoas pense que o maior valor para um terceiro colegial é o sucesso e a conquista nos vestibulares. Sabemos como ninguém o peso que isso possui, mas sou obrigada a contestar. A maior conquista que tivemos foi a amizade, a força dos laços criados, a maturidade conquistada e as marcas que esses anos deixarão em nós. Ao longo do nosso caminho estivemos em contato diário com o conhecimento e juntos aprendemos muitas lições. A maior delas foram vocês que me ensinaram. Ensinaram o valor do companheirismo, ensinaram que os mais difíceis caminhos a serem trilhados se tornam leves tendo a força que criamos. Ensinaram que mesmo nos períodos mais exigentes, o poder da amizade e do apoio sincero trazem o necessário para nos tornar capazes.  Ensinaram que é indispensável levar dentro de nós a esperança. Vocês mostraram a cada dia o quanto é imprescindível voltarmos a ser crianças e acreditar que podemos fazer diferente, que conseguiremos ser melhores. Nos habituamos a ter fé em nossos sonhos e enfrentar os obstáculos que tentarem nos fazer desistir.
Todos esperam que o colégio ofereça formação acadêmica de qualidade e prepare para uma carreira. Isso era o que eu esperava. Eu não esperava encontrar aqui pessoas tão maravilhosas, não esperava também que elas seriam tão importantes e necessárias. Não imaginava encontrar colegas que os anos transformaram em irmãos, e nem que viveria ao lado de vocês a fase mais feliz que já experimentei.
Enfrentamos os desafios, nos apoiamos para levantar todas as vezes que fraquejamos. Sabíamos que teríamos uns aos outros. Quão nobre é nosso exemplo de felicidade!
Juntos, nos sorrisos, para mostrar o quanto o carinho compartilhado nos proporciona felicidade, e nas lágrimas, para deixar claro que seus amigos de verdade estarão junto de ti quando você mais precisar.
A lembrança estará nos pequenos detalhes e também na imensa saudade que nos fará companhia daqui a diante.
São os períodos mais difíceis, os que mais nos ensinam e mais nos fortalecem. Portanto, se houve dificuldades, elas nos fizeram enxergar que uma nova e desafiante fase nos aguarda. Futura fase que nos obrigou a crescer. Crescemos para nos tornar ainda mais responsáveis por nossos objetivos e para encarar as dificuldades que surgirão com as mudanças.
Nos tornamos únicos. Únicos nas características de cada um que foram incorporadas, nas mudanças realizadas diante da convivência com pessoas tão sublimes. E únicos no amor que foi criado por cada um.
Saudade. Mesmo antes deste encerramento já sabíamos o quanto enfrenta - lá seria um desafio. Compartilhamos, antecipadamente, dessa recordação nostálgica. Vivemos os últimos momentos observando com atenção cada gesto, para que as lembranças não se percam e não nos deixe. Nos atentamos ás mínimas características, aos pequenos detalhes que nos foram certos até agora, mas que a partir daqui serão tão raros. Voltamos o relógio para trás tentando adiar o fim.
Talvez essa noite seja a última vez em que estaremos todos juntos. É certo que não conseguimos ainda encarar o impacto desse fato, mas prova o quanto tudo foi valioso.
Obrigada pelo que me ensinaram, obrigada pelo que vocês me fizeram enxergar e por terem modificado meus dias com tanta intensidade.
Que todos sigam seus caminhos e encontrem neles a realização tão almejada. Que o futuro outrora incerto se consolide e nos leve de encontro ao sucesso. Que sejamos capazes de continuar evoluindo, continuar melhorando e nos tornando cada vez mais eficazes na conquista de nossos sonhos. Desejo que os conhecimentos, os valores e a experiência adquiridos nesta trajetória estejam presentes para nos fazer pessoas dignas e sábias. Cultivemos a esperança, o carinho e a bondade que nos são dignos.
Levemos somente as alegrias e a felicidade, deixando para trás possíveis tropeços e falhas humanas. Nunca nos esqueçamos da magia que aprendemos a reconhecer nos olhares. Não deixemos os anos nos fazer esquecer da alegria radiante, e principalmente, não nos esqueçamos de quem realmente somos.

Obrigada.
Mariana Marim

Nenhum comentário:

Postar um comentário